O Cidadão de Papel

O Cidadão de Papel é formado por atores oriundos do Projeto O Cidadão de Papel, realizado pela CIPÓ - Comunicação Interativa, Cida Lima Produções e Todo mundo faz Teatro.
Projeto O Cidadão de Papel - Foto Bel Gouveia
Tem formação inicial em junho de 1999 e, em seu elenco, jovens atores de escolas públicas. Hoje, a companhia se destaca por caminhar profissionalmente e fazer a produção dos espetáculos com a participação dos membros.
Debate sobre cidadania - Foto Bel Gouveia
Com espetáculo O Cidadão de Papel,  foram feitas 800 apresentações  em escolas, teatro, centros culturais e outros espaços dentro e fora do estado da Bahia.
Cena do Espetáculo O Cidadão de Papel
Em 2001, Cia participou do prêmio Banco do Brasil de Jornalismo, no Teatro Castro Alves. Também em 2001, participou da campanha Estado de Paz, realizada no Teatro Vila Velha.

Em 2002, participou do MIAC – Movimento de Intercambio Artístico Cultural, realizado por varias ONG’s de Salvador, sendo O Cidadão de Papel responsáveis pelas oficinas de teatro, arte educação e mobilização social que foram realizadas no evento.
Oficina de Teatro - Foto: Andreia Viana
No ano de 2003, lançamos a Coletânea O Cidadão de Papel – Uma Referência para Ações de Mobilização Social Através do Teatro. A cerimônia de lançamento foi realizada no Teatro ISBA.

Em 2004, a Companhia realizou apresentações, debates, oficinas e capacitações na área de mobilização social, teatro e arte educação contando com o patrocínio e parceria da SETRAS – Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Esporte, prestando serviços para os coordenadores e monitores dos projetos: PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Sentinela, em todo estado da Bahia principalmente nos Municípios: Feira de Santana, Valença, Vitória da Conquista, Irece, Alagoinhas, Lauro de Freitas, Valente, Itaparica, Conceição do Coité, Nazaré das Farinhas, Ilhéus, Santo Amaro, Nilo Peçanha, dentre outros municípios.
Mobilização social em comunidade - Foto: Andreia Viana
Em 2006, realizou temporada nos teatros: Teatro XVIII; Teatro SESI Rio Vermelho e Teatro Dias Gomes com o espetáculo O Cidadão de Papel

Também 2006, a companhia participou do Festival Ipitanga de Teatro em Lauro de Freitas, com o espetáculo O Cidadão de Papel sendo indicado em treze categorias: melhor espetáculo, direção, autor, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, figurino, trilha sonora, iluminação, profissional de teatro revelação, melhor espetáculo pelo júri popular e o premio especial do festival. Sendo vencedor nas categorias de: melhor iluminação e no prêmio especial do festival pela mobilização social através do teatro. 

O espetáculo “Fome”, em 2007, participou do Festival Ipitanga de Teatro, sendo indicado nas categorias: Melhor espetáculo, melhor direção, melhor, autor, melhor atriz, melhor iluminação e melhor trilha sonora. Recebendo os prêmios de Melhor Direção e Melhor Atriz. No mesmo ano o espetáculo “Fome” entrou em cartaz no teatro Centro Cultural Plataforma, pelo projeto de “mobilização através do teatro em combate a fome”, projeto realizado pela Companhia contando com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Espetáculo Fome - Foto Rafael Martins
Ainda em 2007, O Cidadão de Papel fez parceria com a SESI – Serviço Social da Indústria, pelo Programa Arte na Empresa, levando espetáculos teatrais para vários funcionários do SESI e das empresas ligadas à instituição.

Já no ano de 2008, realizou a estréia do espetáculo “Sem Noção” Uma comédia sem limites no Cine Teatro de Lauro de Freitas dentro da grade de apresentações da 3ª edição do Festival Ipitanga de Teatro e promoveu ensaios abertos do mesmo espetáculo na Escola Estadual Rotary no bairro de Itapuã.
Espetáculo Sem Noção - Foto: Ronaldo Silva

Também em 2008, lança O Projeto do espetáculo A Dengue Dengosa, um trabalho em combate ao mosquito transmissor da dengue, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Espetáculo A Dengue Dengosa
No ano de 2009, estreou o monólogo Negreiros – Um grito no escuro de Leandro Rocha, inspirado em Castro Alves, e cumpriu temporada do mesmo na Casa da Musica da Bahia – Espaço FUNCEB, realizando 18 apresentações, para um púbico de mais de 1.500 pessoas. Neste projeto contou com a parceria das Secretarias de Cultura e da Educação do estado da Bahia e de outras instituições privadas.
Espetáculo Negreiros - Foto Rafael Martins
Ainda em 2009, no segundo semestre, apoiou a realização de atividades culturais e grupos de teatro na cidade de Salvador e no interior do estado, como na cidade de Livramento de Nossa Senhora, Ibitiara, Lauro de Freitas, dentre outras.
Intervenções cênicas

No mês de novembro de 2009, o espetáculo Fome fez nova temporada no Teatro SESI Rio Vermelho. Além disso, continua seu processo de pesquisa para novas montagens.  
Exposição fotográfica de Fome - Fotos Rafael Martins

Em 2010 volta compre nova temporada do espetáculo Negreiros e realiza oficiais, debates palestras, e apresentações do espetáculo O Cidadão de Papal, Uma Lição de Gentileza e A dengue Dengos. Além de produzir projetos para serem realizados futuramente.
Uma Lição de Gentileza
Show Mártires

Em 2011, a Companhia comemorou seu décimo primeiro aniversário. Para tanto, homenageou o cantor, compositor e guitarrista Gilberto Gil, adaptando a música Domingo no Parque para o teatro.  
Espetáculo Domingo no Parque - Foto: Alessandra Nohvais
Ainda em 2011, voltou em cartaz com o espetáculo NEGREIROS  2 que cumpriu sua terceira temporada, em novembro, mês da consciência negra, propondo uma discussão sobre a postura do negro na sociedade atual.  Na ocasião, Negreiros 2 contou com recursos de animação gráfica desenvolvidos por alunos da OI KABUM! Salvador.


Espetáculo Negreiros 2 - Foto Rafael Martins
   Em 2012, NEGREIROS 2 fez curtíssima temporada no Teatro Gamboa Nova, dentro das comemorações do Mês do Teatro e do Circo. Ainda 2012, volta em cartaz com o Espetáculo Domingo no Parque no Teatro Xisto Bahia, de 10 de maio a 15 de junho.